Vigilância de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI)

Para dar cumprimento à Agenda de Imunização 2030 é necessário, entre outras atividades, fazer foco no monitoramento da segurança das vacinas e da vacinação, a fim de garantir a disponibilidade de uma cadeia de fornecimento de vacinas e suprimentos de qualidade e eficácia elevadas, articulada em um sistema de prestação de serviços baseado na atenção primária.

No contexto da emergência pela pandemia do COVID-19, que exigiu a rápida implantação de novas vacinas sob esquemas de autorização de emergência, é muito mais importante a ênfase que se faz nas atividades para garantir a segurança das vacinas, incluindo de modo relevante, a vigilância de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI).

Um ESAVI é definido como qualquer situação de saúde, seja um sinal, achado laboratorial anormal, sintoma ou doença, desfavorável e indesejado, que ocorre imediatamente antes, durante ou após a vacinação ou imunização e que não tem necessariamente uma relação causal com o processo de vacinação ou com a vacina.

O curso virtual facilitará a aquisição de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento correto do ciclo de vigilância de ESAVI, o que permitirá a geração de informação útil sobre a ocorrência de eventos adversos. Essa informação será utilizada pelas equipes nacionais e a nível regional para minimizar sua recorrência e impacto na saúde da população.

O curso é composto por 10 módulos, que compreendem um amplo escopo de conteúdos, acompanhados de atividades práticas e o desenvolvimento de um estudo de caso distribuído ao longo de todos os módulos.

Propósito
Fornecer padrões técnicos regionais de vigilância de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização para realizar o gerenciamento de casos, gerar informação confiável, permitir o monitoramento contínuo da segurança das vacinas e da vacinação e responder objetiva e oportunamente às exigências do público em geral.

Contribuir para o fortalecimento das capacidades nacionais em vigilância de ESAVI, com o objetivo de treinar os profissionais da saúde nos conhecimentos básicos e nos conceitos padronizados do ciclo de vigilância de ESAVI de forma equitativa nas equipes nacionais.

Objetivos

  1. Reconhecer os componentes essenciais de um sistema de vacinação seguro.
  2. Interpretar o escopo e definição de um evento supostamente atribuível à vacinação ou imunização.
  3. Reconhecer os princípios e modelos de vigilância de ESAVI.
  4. Identificar os passos a serem tomados para implementar o sistema de vigilância de ESAVI.
  5. Identificar os pontos-chaves para a detecção e notificação de ESAVI.
  6. Identificar os pontos-chaves para a investigação de ESAVI.
  7. Identificar os conceitos necessários para a correta gestão dos dados e indicadores de vigilância de ESAVI.
  8. Identificar os pontos-chaves para a análise de causalidade de ESAVI.
  9. Rever as ações e resposta à notificação de ESAVI e à classificação final do caso.
  10. Reconhecer os conceitos necessários para uma adequada comunicação dos riscos.

Público-Alvo
Destinado a profissionais dos Ministérios da Saúde, Autoridades Reguladoras, Departamentos de Epidemiologia, Comitês Nacionais de Vacinação Segura e aos profissionais de saúde dos níveis locais para orientar o gerenciamento de casos e a comunicação sobre a ocorrência de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização.

Número de horas que o curso certifica
São necessárias cerca de 15 horas para completar o curso.

Modalidade do Curso

O curso está aberto e disponível no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da OPAS/OMS. Como se trata de um curso de autoaprendizagem, os participantes podem regular seu próprio tempo e momentos de dedicação. Considera-se um tempo estimado de 30 a 120 minutos por módulo, dependendo do nível de conhecimento do participante sobre os ESAVI. Portanto, incluindo um tempo estimado para completar os módulos do curso, revisão de documentos e avaliações, é atribuído ao curso um total de 15 horas.

Competências que o curso permite desenvolver
O curso oferece oportunidades para desenvolver competências relacionadas à gestão e o uso compartilhado de informação e documentação sobre imunizações e com a incorporação de uma abordagem rigorosa, colaborativa e adaptável à tomada de decisões em diferentes ambientes para atingir as metas relacionadas com a cobertura dos programas.

Estrutura do Curso
O curso é organizado com uma estrutura modular, permitindo avançar progressivamente para completar o ciclo de vigilância de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização. Entretanto, ele também permitirá a navegação não linear. O programa consiste de um clipe introdutório, uma caixa de ferramentas, 10 módulos e uma avaliação final.