Programa Ambientes Amigos das Pessoas Idosas

VERSIÓN EN ESPAÑOL | ENGLISH VERSION

Introdução ao curso

A Rede Global da OMS de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas tem apresentado um crescimento constante nos últimos tempos, especialmente na Região das Américas, que representa mais da metade dos membros ativos da Rede. Nesse contexto, as cidades e comunidades interessadas em participar e as que já fazem parte da Rede precisam de ferramentas específicas para fortalecer seus programas locais e sua participação na Rede. Este curso fornece conhecimentos sobre o envelhecimento saudável e a importância dos ambientes para alcançá-lo, especialmente a partir da criação de ambientes amigos das pessoas idosas, considerando suas características e o processo de realização de ações concretas para transformar a dimensão local em que as pessoas vivem e se desenvolvem.  Dessa forma, incentiva-se as cidades e comunidades a avançarem em estratégias amigas das pessoas idosas, ao mesmo tempo em que se fortalece o intercâmbio através da Rede Global.

Propósito

O propósito do curso é fornecer a diferentes indivíduos e organizações ferramentas para a realização de iniciativas de ambientes amigos das pessoas idosas.

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre o envelhecimento saudável e os principais marcos conceituais envolvidos. 
  • Promover o conhecimento sobre a importância dos ambientes para o envelhecimento saudável.
  • Desenvolver competências específicas para intervir na cidade/comunidade: projetar estratégias para transformar cidades e comunidades em um ambiente amigo das pessoas idosas.

Público-alvo

O curso é destinado a pessoas que trabalham com a iniciativa de ambientes amigos das pessoas idosas, questões de envelhecimento saudável e pontos focais de cidades na Rede Global da OMS de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (já pertencentes à Rede ou interessadas em fazer parte dela); bem como as organizações ou indivíduos interessados na criação/adaptação de cidades ou comunidades amigas das pessoas idosas.

Número de horas que o curso certifica

São necessárias cerca de 40 horas para concluir o curso.

Modalidade do curso

O curso está aberto e disponível no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da OPAS/OMS. Por ser um curso de autoaprendizagem, os participantes podem regular seu próprio tempo e dedicação. Portanto, ao incluir um tempo estimado para concluir os módulos do curso e as avaliações correspondentes, o curso é distribuído em um total de 40 horas.

Competências que o curso permite desenvolver

Este curso irá desenvolver competências para:

  • Compreender a estrutura conceitual do envelhecimento saudável e sua aplicação prática em termos de ambientes. 
  • Compreender as principais estruturas de ação e indicadores do contexto local para motivar a ação em ambientes amigos.
  • Compreender a importância de desenvolver uma estratégia de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas como uma estratégia para o envelhecimento saudável.
  • Compreender as oportunidades e a viabilidade do trabalho em cidades e comunidades amigas das pessoas idosas em nível local. 
  • Projetar um vínculo com atores estratégicos.
  • Desenvolver e implementar uma estratégia de cidade amiga das pessoas idosas, que inclua:
    • projetar uma linha de base, um plano de ação e medir os resultados;
    • propor e implementar estratégias intersetoriais para cidades e comunidades amigas das pessoas idosas para tornar a iniciativa sustentável; e 
    • implementar as estratégias projetadas no plano de ação de uma cidade ou comunidade amiga das pessoas idosas.
  • Projetar indicadores e avaliar a amigabilidade do ambiente.
  • Projetar e implementar estratégias de comunicação eficazes para conscientizar, informar e promover o envolvimento de diferentes participantes na estratégia de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas.

Estrutura do curso

  • M1: Onde estamos? A Década do Envelhecimento Saudável e os desafios até 2030.
  • M2: Como mudar as coisas? A ação local e o programa de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas.
  • M3: O que medir e por quê? Desenvolvimento do diagnóstico participativo e mapeamento das capacidades locais.
  • M4: Como implementar? Elaboração do plano de ação com base no diagnóstico.
  • M5: Feedback e próximas etapas. Comparar e comunicar.

Avaliação e Certificação

Após o término dos 5 módulos, os participantes devem fazer a prova final, que consiste em um questionário de 35 perguntas de Múltipla Escolha e Verdadeiro/Falso.

A prova final foi elaborada para oferecer aos participantes várias oportunidades de responder corretamente até atingirem a pontuação exigida de pelo menos 70%.

Para obter o certificado de conclusão, o participante deve cumprir os seguintes requisitos:

  1. Conhecer o conteúdo de todos os módulos.
  2. Concluir os exercícios de forma satisfatória.
  3. Passar no exame final.

Os participantes que atenderem a esses requisitos e concluírem a pesquisa de qualidade do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) poderão fazer o download do certificado de conclusão do curso emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde.