Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property 'vid' of non-object em _taxonomy_breadcrumb_generate_breadcrumb() (linha 92 de /var/www/html/portal/sites/all/modules/taxonomy_breadcrumb/taxonomy_breadcrumb.inc).
  • Notice: Trying to get property 'name' of non-object em taxonomy_breadcrumb_page_alter() (linha 122 de /var/www/html/portal/sites/all/modules/taxonomy_breadcrumb/taxonomy_breadcrumb.module).
  • Notice: Trying to get property 'vid' of non-object em porto_preprocess_page() (linha 167 de /var/www/html/portal/sites/all/themes/Porto/template.php).

Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19.

Documento que apresenta medidas de saúde pública, incluindo as medidas de proteção individual (higienização das mãos, etiqueta respiratória), medidas ambientais, medidas de distanciamento físico e medidas relativas a viagens. Medidas de distanciamento físico aplicam-se a indivíduos ou comunidades, segmentos específicos da população, ou à população como um todo. Essas medidas não são mutuamente excludentes.

Acesse aqui o documento

Recomendações provisórias para o uso da vacina ChAdOx1-S [recombinante] contra COVID-19 (vacina AstraZeneca COVID-19 AZD1222, SII Covishield, SK Bioscience). Orientação provisória atualizada em 21 de abril de 2021

Esta orientação provisória foi desenvolvida com base na recomendação emitida pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE, sigla em inglês), em sua reunião extraordinária de 8 de fevereiro de 2021 (1) e atualizada em 21 de abril de 2021. Foram coletadas as declarações de interesses de todos os colaboradores externos, sendo elas avaliadas quanto a quaisquer conflitos de interesse. Os resumos dos interesses relatados podem ser encontrados no site da reunião do SAGE e no site do Grupo de trabalho do SAGE. Estas recomendações provisórias referem-se a um grupo genérico de vacinas ChAdOx1-S [recombinantes] contra COVID-19, que são produzidas por diferentes fabricantes (AstraZeneca AZD1222-Vaxzevria; Serum Institute India (SII) Covishield; e SK Bioscience), mas todos os quais dependem dos dados clínicos básicos da AstraZeneca para avaliação regulatória e estão incluídos no procedimento de listagem de uso de emergência da OMS. Consequentemente, essas vacinas são consideradas totalmente equiva lentes, mesmo se produzidas em local de fabricação diferente ou com nome de produto diferente, e essas recomendações provisórias se aplicam universalmente a todas as vacinas ChAdOx1-S. A orientação é baseada na evidência inicial resumida no Documento de referência sobre a vacina AZD1222 contra a COVID-19 desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca e no Documento de referência sobre a doença COVID-19 e vacinas.

Acesse o documento aqui

Hipertensão e COVID-19. Informe científico. 17 de junho de 2021

Doenças crônicas não transmissíveis já foram identificadas como fatores de risco para infeção pelo SARS CoV-2 e como fatores prognósticos de quadro grave de COVID-19, além de outros desfechos desfavoráveis (por ex., internação em unidades de cuidados intensivos ou mortalidade). A hipertensão é uma doença não transmissível que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda não se sabe se a hipertensão arterial aumenta o risco de infeção pelo SARS CoV-2 ou o risco de quadro grave de COVID-19. Como base para este informe científico, uma rápida revisão sistemática foi encomendada para examinar se a hipertensão aumenta o risco de infecção pelo SARS CoV-2 e o risco de quadro grave de COVID-19. Este informe resume o papel da hipertensão como fator de risco e prognóstico na COVID-19, identificando, ao mesmo tempo, lacunas de pesquisa e conhecimento.

 

Acesse o documento aqui

Recomendações técnicas para a configuração de uma Unidade de Saúde de Emergência especializada para o tratamento de SRAG.

Oferecer atendimento de saúde especializado para o tratamento de pacientes críticos com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), encaminhados principalmente de unidades de saúde onde a capacidade das unidades de terapia intensiva tem sido sobrecarregada pelo alto volume de pacientes. A estrutura flexível de uma Equipe de Saúde de Emergência para SRAG também permite a configuração de leitos para tartar pacientes gravemente doentes que precisem de oxigenoterapia. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Equipes de Saúde de Emergência para SRAG utilizam estruturas portáteis que variam de tendas a contêineres. Eles também podem ser implantados dentro de estruturas fechadas alternativas usando módulos pré-fabricados. Unidades de Saúde de Emergência para SRAG podem oferecer até 30 leitos para pacientes críticos ou gravemente doentes (10 leitos para casos críticos com suspeita de COVID-19, 10 leitos para casos críticos com COVID-19 confirmada, e 10 leitos para casos graves). Unidades de Saúde de Emergência para SRAG possuem um centro de comando para a coordenação das operações do dia a dia. Esse é um sistema modular que pode ser expandido conforme necessário, adicionando unidades de 10 leitos, o que aumenta sua resposta conforme as necessidades e os recursos existentes.

Acesse aqui o documento

Rastreamento de contatos no contexto da COVID-19.

O rastreamento de contatos para a COVID-19 requer a identificação de pessoas que podem ter sido expostas ao vírus da COVID-19 e seu seguimento diário por 14 dias a contar do último ponto de exposição. Este documento dá orientação sobre como estabelecer capacidade de rastreamento de contatos para o controle da COVID-19. Ele baseia-se nas considerações da OMS na investigação de casos e clusters de COVID-19. Elementos fundamentais na implantação de rastreamento de contatos são a participação da comunidade e o apoio público; planejamento cuidadoso e consideração dos contextos, comunidades e culturas locais; força de trabalho de rastreadores de contato e de supervisores capacitados; apoio logístico para as equipes de rastreamento de contatos; e um sistema para organização, compilação e análise de dados em tempo real. Para que o rastreamento de contatos seja efetivo, os países devem ter a capacidade adequada de testar os casos suspeitos de forma oportuna. Onde isto não for possível, estratégias de testagem e de rastreamento de contatos podem enfocar locais específicos de alto risco com indivíduos vulneráveis, como hospitais, casas de repouso, ou outros locais fechados (por ex. dormitórios).

Acesse aqui o documento

OMS - Definição de casos - COVID-19. Atualizada em Vigilância de Saúde Pública para COVID-19, publicado em 7 de agosto de 2020

Acesse o documento aqui

Recomendações provisórias para o uso da vacina Moderna mRNA-1273 contra a COVID-19. Orientação provisória. 25 de janeiro de 2021

Esta orientação provisória foi desenvolvida com base na recomendação emitida pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE, em inglês), em sua reunião extraordinária de 21 de janeiro de 2021. Foram coletadas as declarações de interesses de todos os colaboradores externos, sendo elas avaliadas quanto a quaisquer conflitos de interesse. O resumo dos interesses relatados pode ser encontrado no site da reunião do SAGE e site do Grupo de Trabalho do SAGE. A orientação baseia-se em evidências resumidas no documento de referência sobre a vacina mRNA-1273 (Moderna) contra a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e no documento de referência sobre a doença e vacinas contra a COVID-19. Os dois documentos estão disponíveis na página SAGE COVID-19: httpspublic://p1evrtp9du168sk7j1udb1qt510fb4.jpgwww.who.int/groups/strategic-advisory-group-of-experts-on-immunization/c....

Acesse o documento aqui

Ferramenta de Previsão de Suprimentos Essenciais para Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (Covid-19 ESFT): Visão geral da estrutura, metodologia e premissas empregadas. Orientação provisória. 7 de abril de 2021

Este documento fornece detalhes técnicos e explicações metodológicas sobre a estrutura da Ferramenta de Previsão de Suprimentos Essenciais para Covid-19 (ESFT). Seu intuito é fornecer informações que permitam aos usuários: a) acompanhar e compreender os cálculos, premissas e limitações do ESFT; e b) modificar essas premissas para diferentes contextos ou casos de uso.

Acesse o documento aqui

Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19): Orientação provisória, 19 de março de 2020.

O objetivo deste documento é oferecer orientações aos Estados membros sobre medidas de quarentena para indivíduos no contexto da COVID-19. Esse documento é voltado para aqueles que são responsáveis por definir a política local ou nacional de quarentena de indivíduos, e adesão a medidas de prevenção e controle de infecções.

Acesse aqui o documento:

Perguntas e respostas sobre a COVID-19 - Violência contra as mulheres durante a COVID-19.

AnexoTamanho
PDF icon pr_violencia_contra_as_mulheres.pdf253.03 KB

Páginas