Contenido

Nos últimos anos, o Campus Virtual de Saúde Pública tem crescido exponencialmente em número de usuários e quantidade de cursos oferecidos, de 40.000 participantes em fevereiro de 2014 para 250.000 participantes em setembro de 2016.

Cidade do Panamá, 12 de outubro de 2016 (OPAS / OMS) - O Campus Virtual de Saúde Pública (CSVP), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS / OMS) celebra os 250.000 participantes na plataforma de educação virtual. Com mais de 15 anos de história, CVSP é uma estratégia de cooperação técnica da OPAS visa contribuir para o desenvolvimento de competências de saúde pública do pessoal em serviço e reforçar as capacidades institucionais e práticas de saúde pública na região das Américas.

Os primórdios da CVSP andam de mãos dadas com um processo da inovação educativa na região, onde a Campus foi pioneiro na promoção e desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação (TIC) a partir de uma perspectiva que promove o design do sistema funcionamento sem, interoperável e descentralizada.

Desde o lançamento dos primeiros cursos on-line em 2007 e 2008, o CVSP cresceu e se desenvolveu em múltiplas dimensões, enfatizando a inclusão de todas as áreas temáticas da OPAS, oferecendo cursos em vários formatos (com tutoria e auto-aprendizagem), e sua diversidade de recursos para a troca de experiências, conhecimento e aprendizagem colaborativa (portais, salas de aula, recursos educacionais abertos, clínica virtual).

Atualmente, o campus virtual tem todas as salas de aula na "nuvem", que lhe permitam crescer de forma constante no número de usuários, de apoio à formação de recursos humanos em saúde na região.

o crescimento do usuário é acompanhado por um desenvolvimento significativo de nós Campus país e um aumento exponencial da oferta de cursos de auto-estudo, também conhecido como "MOOC" (por sua sigla em Inglês, maciço Abertas Cursos Online), alguns dos quais excederam 35.000 participantes.

O campus tem quatro salas de aula para cursos - sala de aula regional MOOC sala de aula, os países em sala de aula equipe- e 124 edições regionais de 51 cursos com cursos de tutoria e de auto-estudo nos quatro idiomas oficiais da OPAS: Espanhol, Inglês, Português e Francês .

O CVSP propostas educacionais, enquadrado numa perspectiva histórica de Educação Permanente em Saúde, promover uma forte ligação entre as contribuições e análise dos problemas da prática nos serviços de saúde, buscando sempre o desenvolvimento de habilidades e capacidades conceituais trabalhadores de saúde na região.


Em 2014, 50,1% da população da América Latina e do Caribe têm acesso à Internet (Comissão Económica das Nações Unidas para a América Latina e no Caribe, 2015).