Conselho Nacional de Saúde e OPAS preparam ambiente virtual de Educomunicação
Panamá, 10 de setembro de 2021 –O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai oferecer uma plataforma de educomunicação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), por meio do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP). O espaço virtual de interação vai potencializar a aprendizagem e o trabalho em rede em prol do controle e da participação da sociedade nas políticas de saúde.
A plataforma virtual, que será disponibilizada em breve, será gerenciada pela Rede de Conselhos do SUS, e está organizada em três dimensões: central de informação com foco nas políticas de saúde, possibilitando a disseminação da informação a todos os conselhos estaduais e municipais de saúde; sistema de gerenciamento de pareceres da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) onde serão estruturados os instrumentos para auxiliar na análise de processos de autorização e reconhecimento de cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicología, permitindo assim aperfeiçoar a gestão das informações geradas no âmbito desta competencia do CNS junto ao Ministério da Educação; e ambiente virtual para cursos desenvolvidos pelo CNS em parceria com instituições de ensino.
“Esta é uma parceria estratégica para reforçar a participação social na saúde do país e para fortalecer o SUS”, disse Mónica Padilla, coordenadora de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/Brasil.
Sobre o Conselho Nacional de Saúde
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como missão fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.
O CNS é composto por representantes do Ministério da Saúde, movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.
Mais informações – conselho.saude.gov.br
Saúde da mulher e vigilância em saúde
Neste período destaca-se também o trabalho desenvolvido com apoio do Campus Virtual para oferecer cursos que irão atender as demandas para o fortalecimento do acompanhamento das políticas voltadas para a saúde da mulher e para a área de Vigilância em Saúde, visando aprimorar os profissionais em Epidemiologia. Estes cursos têm como propósito qualificar as equipes de saúde de todos os municípios brasileiros.