Informações sobre:

No ano de 2017 a estratégia teve uma atualização e passou a ser chamada de AIDPI Criança, mas continuou com o objetivo de diminuir a morbi-mortalidade de crianças de 2 meses a 4 (quatro) anos 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, identificar sinais clínicos que permitam fazer uma triagem rápida quanto à natureza da atenção requerida pela criança, como encaminhamento urgente a um hospital, tratamento ambulatorial ou orientação para cuidados e vigilância no domicílio e ampliar e qualificar as ações de atenção integral à saúde das crianças.

E embora os profissionais de saúde tenham experiência no manejo de doenças comuns da infância e recebam capacitação específica para cada doença – como, por exemplo, infecções respiratórias agudas ou doença diarreica aguda –, a capacitação, muitas vezes, não ajuda a sistematização da consulta clínica, quando a criança apresenta vários problemas. Com limitações de tempo e de recursos, é difícil para os profissionais de saúde identificar e tratar todos os problemas de saúde da criança simultaneamente. É preciso levar em conta que existem relações importantes entre as doenças. Por exemplo: episódios repetidos de diarreia podem ocasionar ou agravar a desnutrição; esta, por sua vez, nas formas graves ou complicadas, pode precipitar manifestações de xeroftalmia.

A estratégia está alicerçada em três pilares básicos: Educação permanente dos profissionais de saúde no nível da Atenção Básica; reorganização e adaptação dos serviços de saúde e processos de trabalhos; Educação em saúde na família e nas comunidades.

As condutas preconizadas pela AIDPI incorporam todas as normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, à prevenção e ao tratamento dos problemas infantis mais frequentes, como aqueles relacionados ao aleitamento materno, à promoção de alimentação saudável, ao crescimento e desenvolvimento, à imunização, assim como o controle dos agravos à saúde, tais como: desnutrição, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas e malária, entre outros. Embora a AIDPI não inclua todas as doenças, abrange aquelas que são as principais causas pelas quais se leva uma criança à unidade de saúde.