Os Nodos de países se constituem enquanto uma estratégia de organização proposta pelo Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (CVSP/OPAS), que facilita a gestão das prioridades de formação dos países, por meio da descentralização nas Representações da OPAS e nas equipes nacionais, o que permite alcançar uma dinâmica de trabalho alinhada com os processos de cooperação técnica, de cada país.

O Nodo Brasil CVSP/OPAS é um espaço de compartilhamento de ações de gestão do trabalho e da educação na saúde, desenvolvidas no Brasil. Aqui são disponibilizados cursos, vídeos informativos, webinars e outras ferramentas educacionais voltadas ao fortalecimento das ações de gestão do trabalho e de qualificação e educação permanente de profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em aprimorar seu conhecimento e habilidades na área da saúde pública.

Governança do Nodo Brasil

O Nodo Brasil do CVSP/OPAS é coordenador pelo Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A SGTES é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação  dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Cabe à SGTES promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde - SUS.

A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira e é a principal instituição de formação e qualificação de trabalhadoras(es) para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Na Fundação Oswaldo Cruz são executados projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças e de temas ligados à saúde coletiva.

A OPAS trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.